Como usar o equipamento que saca membranas e tampas em NF-SRU e Osmose reversa em manutenções de troca de membranas

Após participar de vários desmontes de membranas de osmose reversa ou NF-SRU, verifiquei o quão é importante se ter uma ferramenta que ajude os operadores responsáveis por este trabalho a agilizar o tempo, a segurança e a saúde (evitar problemas ergonômicos), uma vez que, atualmente a remoção de membranas e tampas é feita ainda via força bruta operacional. Patentei este invento e mostro como usar de uma forma mais simples possível.
Alexandre Moreira
Professor e Engenheiro Químico

Descrição

Este treinamento no equipamento SacaMembranas&Tampas visa mostrar de uma forma mais prática e simples possível que se deve ter sempre no cliente tal ferramenta (s) para ajudar nesta operação repetitiva de elevado esforço físico, risco e tempo. Lembremo-nos que uma membrana nova e seca pesa 17 kg, já uma membrana usada e com deposição orgânica e inorgânica pesa acima de 65 kg cada. Existem sistemas (skids) que têm de 20 a 2000 mil membranas (sem contar plantas completas de dessalinização com mais de 20.000 membranas…) portanto, esta seria a solução ideal para todas substituições de membranas.

Público alvo

Time de manutenção do cliente e ou vendedora das membranas, bem como time do meio ambiente e saúde ocupacional.

O que você vai aprender?

Desmontar com segurança os housings contendo de 3 a 8 membranas cada. Aprenderá também que não será necessário tanto esforço físico no desmonte. Presenciará, via avaliador de pressão máxima a ser suportado cada housing no desmonte (segurança para não danificar o equipamento => toda operação é feita com o uso de um torquímetro) o quão é importante trabalhar com segurança principalmente quando de se notar emperramento de tampas e ou membranas. Em membranas de NF-SRU (plataformas de petróleo) o tempo de manutenção com a máquina parada é perda significativa de produção de petróleo, portanto, este equipamento irá reduzir significativamente o tempo de desmonte e sem causar riscos aos equipamentos e ou operadores.

Visão geral de uma estação completa de ETE – função de cada equipamento;

Análises físico-químicas necessárias / importância;

Produtos Químicos utilizados, seus mecanismos de atuações e suas dosagens (Coagulante, Floculante, Desemulsificante, Controlador de pH, Removedor de: Metais, Espuma e Odor);

Clarificador Primário – Função, fatores críticos e possíveis otimizações;

Tanque de Equalização – Função, fatores críticos e possíveis otimizações;

Clarificador Secundário – Função, fatores críticos e possíveis otimizações;

Biorreator – Função, fatores críticos e possíveis otimizações;

Decantador Secundário – Função, fatores críticos e possíveis otimizações;

Deságue – Função dos equipamentos, fatores críticos e possíveis otimizações;

Ideias de como estabilizar continuamente todo processo por equipamento em uma ETE;

Exemplos de casos reais em ETEs de fábricas.

Bibliografia

Baseado em resultados práticos reais de testes e já uso da ferramenta em clientes. Este equipamento é patenteado por mim e com distribuição prevista para todo o Mundo, pois, não existe ainda algo similar neste grau de segurança e praticidade.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
14 horas (3 meses no ar)

R$ 1.295,00

$ 350.00 USD

Level

Beginners

Students

113,290

Duração:

14 horas

Downloadable Files:

18 files

Outros cursos

Controle de odor

O objetivo é mostrar a teoria química na formação e combate ao odor em efluentes, seus fatores críticos na operação, suas possíveis soluções na prevenção e ou eliminação na água, lama e ar, incluindo-se os procedimentos práticos de testes em laboratório.

Tratamento de Água de Resfriamento

É apresentado toda teoria química sobre o uso de produtos, monitoramentos ideais, tipos de equipamentos presentes no sistema e trobleshootings/soluções para otimizar os condicionamentos de corrosão, incrustação e biofouling.

Troubleshooting em Trocadores de calor e Torres de Resfriamentos

Fatores críticos externos ao tratamento químico da água de resfriamento que influenciam na performance dos Trocadores de calor e suas possíveis otimizações.