Dúvidas Frequentes

Tem Alguma Dúvida?

Foi mais de 38 anos de convívio em grandes multinacionais, além de constantes reuniões com muitos líderes em grandes empresas na América Latina, portanto, acredito muito no sucesso que estas empresas tiveram e têm face a suas filosofias e treinamentos na formação de bons profissionais e fornecedores. Associado a isto, em Salvador, participei de Palestras sobre Filosofia (Grupo Amigos de Sofia) 3 dias a cada 2 meses por muitos anos, onde absorvi e digeri também bons entendimentos humanos. Portanto, consegui captar ao longo de minha carreira, algumas citações que ficaram impregnadas comigo e me ajudaram a entender melhor e ser reconhecido nos clientes. Acredito que todo profissional deva também já iniciar sua carreira com uma carga mínima gerencial e de liderança, pois, isto fará toda uma diferença na “pegada de liderança/confiança”, foco no objetivo e, principalmente, no reconhecimento em sua carreira.

Atualmente (2022) estou com 61 anos e, aproveitando-se os já 2,5 anos de trabalhos em Home Office (pandemia), sempre checando os inúmeros treinamentos que vi nos sites em todas as profissões, escolhi esta “carreira solo” para divulgar tudo que aprendi para novos profissionais e não ficar limitado em um diagrama empresa/clientes. Creio que todos os meus treinamentos irão potencializar já no início de carreira e ou turbinar os já profissionais destes e outros ramos, pois, serão abordados temas que não existem, nesta minha organização de assuntos/soluções, ainda em livros no mercado. São temas que ajudarão na redução de custos nestes segmentos em clientes (busca incessantes de menores preços unitários para competirem no mercado global). Caso eu não consiga me manter desta forma (site, palestras, auditorias, treinamentos e consultorias), pensarei em retornar ao mercado.

Ficaria muito longo o curso, pois, só a teoria sobre água de resfriamento tem muitos assuntos técnicos e o curso sobre Troubleshootings em Trocadores de calor/Torres de resfriamentos é especificamente sobre problemas externos ao condicionamento químico do programa de tratamento, portanto, são dois assuntos diferentes, onde um mostra como tratar no dia-dia e nas contingências via produtos químicos, já o outro mostra que é necessário, muitas vezes, ações mecânicas, mudanças no projeto e, principalmente, possíveis otimizações operacionais => Serão evidenciados problemas em inspeções em paradas de manutenção e suas possíveis soluções (casos reais). Estes casos críticos são de vital importância na redução de paradas não programadas e/ou evitar redução de produção, além de evidenciar possíveis reduções de custos e de tempo em paradas de manutenção. Indicado para todos os profissionais de Tratamento de água de resfriamento e, principalmente, para todos os profissionais de inspeção de equipamentos e projetistas destes tipos de equipamentos.

Sim, no caso de um retorno positivo dos participantes e, principalmente, de especialistas nestes ramos, poderei escrever estes livros com a devida ajuda de parceiros. O primeiro será um de filosofia voltado para a potencialização no entendimento da Vida Humana já tem até um nome: Sêmen (maior competição inicial do Ser Humano, pois, só se tem um único óvulo para uma competição com milhões de espermatozoides para poder passar a existir!!), portanto, se já nascemos de um sucesso esplendoroso, como permanecer sucesso por toda uma vida? Nascer, crescer, casar, ter filhos e morrer, isto, todo animal faz! O que nos diferencia como Ser Humano é a criação do novo e do pensamento sempre ativo para sair da casca-grossa imposta na sociedade durante toda nossa vida. Não creio que o pensamento cartesiano do R. Descartes “… Penso, logo existo” nem na versão do Nietzche “existo, logo penso”, mas sim, do novo pensamento quântico do físico nuclear indiano Amit Goswami “escolho, logo existo!!” este último nos potencializa no mundo real. Enfim, como cita o Amit Goswami “há forças criativas dentro de nós, bastamos aprender a agir a partir desse estado de consciência não ordinário”.

Quando morei por 15 anos em Salvador – BA (Polo Petroquímico de Camaçari), assisti uma entrevista com o Jorge Amado onde lhe perguntaram algo semelhante => Jorge, como você consegue ter tantos assuntos distintos e de muita utilidade para os leitores? Ele indicou que o segredo estava no bolso de sua camisa (bem desgastado) onde tinha sempre pedaços de papel e um cotoco de lápis que ele sempre carregou em toda sua vida. Ele falou que todo pensamento que lhe passava ao ver algo na rua, TV, música, livro, animal, no carro, pessoas, ele imediatamente anotava, pois, conforme ele, são insights que lhe dava uma luz sobre vários assuntos e, assim, começavam suas obras. Portanto, creio que o universo conspira sempre a nosso favor, temos de ter sensibilidade e anotar tudo no momento certo. Adotei isto em todas as inspeções e auditorias que fiz nas áreas industriais (anotava tudo em agendas do ano o problema/criticidade e soluções adotadas). Vi que muitas destas anotações replicavam em muitos clientes, portanto, comecei a fazer treinamentos destes problemas críticos para que todos os setores de inspeções de equipamentos e engenheiros de utilidades pudessem também ter acesso a estas soluções práticas preventivas.

Conforme revelam vários estudos realizados em águas de rios que cruzam as grandes cidades no Mundo, face ao elevado consumo de certos produtos (alguns alimentos, fármacos e drogas), é possível detectar a presença de contaminantes ditos invisíveis (vindos via contaminação por dejetos humanos). São ainda consideradas invisíveis, face a não análise rotineira (complexas e caras) ainda pelos órgãos responsáveis e/ou clientes (análises realizadas apenas via pesquisas científicas). Contaminantes do tipo: cafeína, nicotina, cocaína, rosovastatina, estrogênio/progestogênio de pílulas anticoncepcionais e outras mais como para pressão, dores, etc., são poluentes em ppb nas águas dos rios (via urina humana em sua maioria), mas que afetam todo o ecossistema aquático, além de outros raros ingredientes ativos em produtos dosados em fábricas (alguns antiespumantes, floculantes, etc.) sendo encontrados traços em ppb até no sangue de ursos polares. A quantidade de peixes (nascimentos de machos/ fêmeas) e comparações nos movimentos com as mesmas características de peixes nos rios poluídos x rios sadios, está bem evidente que é crítico e necessita de órgãos fiscalizadores para se tratar antes de descartar nos rios. Face a isto, existem estudos destes interferentes nas algas nas costas dos mares próximas às descargas dos rios. Conforme é de conhecimento universal, o pulmão de oxigênio da Terra são as algas marítimas (90% da produção do O2 da Terra) que existem apenas em uma pequena faixa nas costas dos continentes e em profundidades de até 85 metros (fotossíntese). Creio que este problema seja o mais grave para a vida Humana na Terra. Eu acredito que deveria se ter a mesma prioridade que se dá aos investimentos e leis sobre o “aquecimento global”. Precisaremos controlar isto urgentemente! Uma associação de produtos químicos, forma de operar e, principalmente, equipamentos (membranas) é possível tratar e/ou minimizar consideravelmente estes contaminantes. Este é um trabalho de consultoria técnica específica, pois, requer análises especiais em laboratórios e testes em equipamentos de membranas.

Vi em reuniões com os times globais de produtos químicos e de equipamentos, além de saber que em muitos países na América Latina e principalmente no Brasil, que o melhor reúso-reciclo em grande escala é o de aproveitar as águas tratadas nas estações de efluentes das cidades (água cloacal), tratar e polir a mesma para fornecer como água de reúso (para uso não potável com baixíssimo custo). Associado a isto, todas empresas deverão usar sua água tratada final das ETEs para um devido reúso-reciclo e retornarem para alguns de seus processos produtivos, uma vez que o custo da água já faz parte do cálculo final do preço unitário dos produtos fabricados. Outro projeto bem mais barato, já em andamento via nossa agência nacional de águas (ANA) é o reaproveitamento da água de chuva via cisternas que coletem esta água para o devido reúso-reciclo, conforme a área (m²) dos telhados disponíveis nas empresas. Possivelmente, as aprovações de projetos novos nas empresas, já deverão constar esta possibilidade, pois, poderão ser já cobrados por este volume de água que poderá ser recuperado/ano.

Eu presenciei e anotei todos os passos importantes necessários para se desmontar e montar skids de membranas seguindo-se uma lógica para se ter maior velocidade e não se perder no tempo de parada (são muitos itens que, se bem pensados, poderão agilizar no demonte e ou montagem). Vi que cada cliente tem sua metodologia “pensante”, mas nunca por escrito. Portanto, penso que meus alertas servirão para que o time de manutenção se adeque antes de promover a parada e já treine seus operadores e ou terceirizados antes de iniciar.

Por eu ser consultor e auditor em plantas de membranas de osmose reversa e de nano filtração (SRU) vejo sempre o total esforço físico repetido aplicado nos desmontes destes equipamentos (sacar de 3 a 8 membranas por housing!) num total de 20 a 20.000 membranas no total. Quando o sistema é muito grande no nº de membranas e tampas a serem sacadas, notei que muitos operadores desta manutenção tomavam pílulas para dor antes de dormir para aguentar mais um dia de desmonte… Notei também que alguns clientes danificam seus sistemas usando-se talhas com roldanas (força acima do ideal..). Portanto, pensei, preciso ajuda-los com a fabricação de algum equipamento prático. Eu projetei este equipamento em conjunto com um engenheiro mecânico (Carlos Filártiga (ex-Spirax Sarco)) e partimos de várias sugestões e testes até encontrarmos esta última versão que, ao nosso ver, foi a de melhor correlação custo/benefício, além de ser a mais segura em termos de saúde ocupacional e segurança do equipamento.

Eu presenciei e anotei todos os passos importantes necessários para se desmontar e montar skids de membranas seguindo-se uma lógica para se ter maior velocidade e não se perder no tempo de parada (são muitos itens que, se bem pensados, poderão agilizar no demonte e ou montagem). Vi que cada cliente tem sua metodologia “pensante”, mas nunca por escrito. Portanto, penso que meus alertas servirão para que o time de manutenção se adeque antes de promover a parada e já treine seus operadores e ou terceirizados antes de iniciar.

Por eu ser consultor e auditor em plantas de membranas de osmose reversa e de nano filtração (SRU) vejo sempre o total esforço físico repetido aplicado nos desmontes destes equipamentos (sacar de 3 a 8 membranas por housing!) num total de 20 a 20.000 membranas no total. Quando o sistema é muito grande no nº de membranas e tampas a serem sacadas, notei que muitos operadores desta manutenção tomavam pílulas para dor antes de dormir para aguentar mais um dia de desmonte… Notei também que alguns clientes danificam seus sistemas usando-se talhas com roldanas (força acima do ideal..). Portanto, pensei, preciso ajuda-los com a fabricação de algum equipamento prático. Eu projetei este equipamento em conjunto com um engenheiro mecânico (Carlos Filártiga (ex-Spirax Sarco)) e partimos de várias sugestões e testes até encontrarmos esta última versão que, ao nosso ver, foi a de melhor correlação custo/benefício além de ser a mais segura em termos de saúde ocupacional e segurança do equipamento. Esperamos sucesso no uso deste equipamento, uma vez que não existe no Mundo nada comparável neste nível de segurança e custos.

Comece a estudar hoje!

A melhor opção em educação que une experiência química, operacionalização dos sistemas e práticas de monitoramentos está aqui.